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@MastersThesis{Russo:2009:InOcSo,
               author = "Russo, Lucimara",
                title = "Intera{\c{c}}{\~a}o Oceano-Atmosfera sobre o Atl{\^a}ntico 
                         Sudoeste na Regi{\~a}o da Conflu{\^e}ncia Brasil-Malvinas",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2009",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2009-10-16",
             keywords = "conflu{\^e}ncia Brasil-Malvinas, intera{\c{c}}{\~a}o 
                         oceano-atmosfera, camada limite atmosf{\'e}rica, 
                         assimila{\c{c}}{\~a}o de dados, an{\'a}lise sin{\'o}tica, 
                         Brazil-Malvinas confluence, air-sea interaction, atmospheric 
                         boundary layer, data assimilation, synoptic analysis.",
             abstract = "Os processos de intera{\c{c}}{\~a}o oceano-atmosfera no 
                         Atl{\^a}ntico Sudoeste sobre a regi{\~a}o da Conflu{\^e}ncia 
                         Brasil-Malvinas (CBM), foram estudados neste trabalho. A 
                         regi{\~a}o da CBM {\'e} considerada uma das mais 
                         energ{\'e}ticas do oceano, e disp{\~o}e de 
                         caracter{\'{\i}}sticas {\'u}nicas pelo fato de sua 
                         forma{\c{c}}{\~a}o ser marcada pelo contraste de massas 
                         d'{\'a}gua associadas a correntes marinhas distintas. A Corrente 
                         do Brasil (quente e salina), ramo da Corrente Sul-Equatorial flui 
                         na dire{\c{c}}{\~a}o sul e se encontra com a Corrente das 
                         Malvinas (fria, menos salina), que flui na dire{\c{c}}{\~a}o 
                         norte, ramo da Corrente Circumpolar Ant{\'a}rtica. Neste trabalho 
                         foram descritos e estudados atrav{\'e}s de an{\'a}lise de dados 
                         in situ e modelagem num{\'e}rica com assimila{\c{c}}{\~a}o de 
                         dados, os mecanismos respons{\'a}veis pela intera{\c{c}}{\~a}o 
                         oceano-atmosfera na regi{\~a}o da CBM. Analisou-se a estrutura 
                         vertical da Camada Limite Atmosf{\'e}rica (CLA) nessa regi{\~a}o 
                         em fun{\c{c}}{\~a}o das condi{\c{c}}{\~o}es superficiais 
                         oce{\^a}nicas. Foram utilizadas as observa{\c{c}}{\~o}es 
                         simult{\^a}neas das propriedades f{\'{\i}}sicas do oceano e da 
                         atmosfera coletadas a bordo do N.Ap.Oc. Ary Rongel da Marinha 
                         Brasileira enquanto o navio cruzava a regi{\~a}o da CBM, 
                         considerando os per{\'{\i}}odos de amostragem de quatro 
                         campanhas em anos distintos de 2004 a 2007. Os resultados mostram 
                         que a CLA {\'e} modulada pelo forte gradiente de TSM, 
                         atrav{\'e}s do mecanismo f{\'{\i}}sico de estabilidade 
                         est{\'a}tica, sem a presen{\c{c}}a de sistemas de grande escala 
                         sobre a regi{\~a}o. No lado quente da CBM, a CLA {\'e} mais 
                         inst{\'a}vel e o vento em superf{\'{\i}}cie mais intenso. Esta 
                         regi{\~a}o mais quente tamb{\'e}m apresenta maiores valores de 
                         fluxos de calor. Por outro lado, sobre o lado frio da CBM, a CLA 
                         {\'e} mais est{\'a}vel e os ventos em superf{\'{\i}}cie 
                         s{\~a}o menos intensos, com menores fluxos de calor. A altura do 
                         topo da CLA no lado quente {\'e} maior comparado com o lado frio 
                         da CBM. Os resultados do modelo atmosf{\'e}rico reproduzem os 
                         padr{\~o}es de circula{\c{c}}{\~a}o de grande escala e as 
                         condi{\c{c}}{\~o}es sin{\'o}ticas presentes na regi{\~a}o da 
                         CBM, e tamb{\'e}m reproduzem os mesmos mecanismos de 
                         instabilidade da CLA que foram observados nos dados in situo Uma 
                         das principais contribui{\c{c}}{\~o}es desse estudo foi mostrar 
                         que a simula{\c{c}}{\~a}o num{\'e}rica {\'e} sens{\'{\i}}vel 
                         a assimila{\c{c}}{\~a}o destes dados, em parte melhorando a 
                         qualidade destas simula{\c{c}}{\~o}es. Nos perfis de umidade 
                         relativa e componentes meridional e zonal do vento, por exemplo, o 
                         perfil da atmosfera simulado representou melhor a atmosfera real 
                         nos baixos e altos n{\'{\i}}veis, quando comparados com os 
                         resultados do experimento sem a inclus{\~a}o desses dados. 
                         ABSTRACT: The processes of air-sea interaction in the Southwest 
                         Atlantic region on the Brazil Malvinas Confluence (BMC), were 
                         studied in this work. Considered one of the most energetic of the 
                         ocean, the region of the BMC has unique feature caused by the 
                         thermal contrast of the water masses associated with different 
                         ocean currents. The Brazil Current (warm and salino) is a branch 
                         of South Equatorial Current., flows southwards and meets the 
                         Malvinas Current (cold, less saline) which flows northwards and is 
                         a branch of the Antarctic Circumpolar Current. In this work were 
                         analyzed in situ data and numerical modeling results with data 
                         assimilation. It was also investigated the responsible mechanisms 
                         for the air-sea interaction in the region of the BMC, specifically 
                         analyzing the structure of Atmospheric Boundary Layer (ABL) on the 
                         ocean in the region. Were used simultaneous observations of the 
                         physical properties of the ocean and the atmosphere aboard the 
                         Brazilian N avy Oceanographic Support Ship Ary Rongel while 
                         crossing the BMC region covering the period of 2004 to 2007. The 
                         results showed that the ABL is modulated by the strong gradient of 
                         SST, through the physical mechanism of static stability, without 
                         the presence of large scale systems in the region. In the warm 
                         side of BMC, the ABL is more unstable and the wind at the surface 
                         more intense. The warmer region also presents higher values of 
                         heat fluxes. Moreover, on the cold side of the BMC, the ABL is 
                         more stable and the surface winds are less intense, with lower 
                         heat fluxes. The height of the top of ABL on the warm side is 
                         greater compared to the cold side of the BMC. The model results 
                         reproduce the atmospheric circulation patterns and large-scale 
                         synoptic conditions in the region of the BMC, and als o reproduce 
                         the same mechanisms of instability of ABL observed in the in situ 
                         data. One of the main contributions of this study was to show that 
                         the simulations are sensitive to assimilation of these data, in 
                         part by improving the quality of the simulations. In the relative 
                         humidity profiles and zonal and meridional wind components, for 
                         example, the profile of the atmosphere simulated better 
                         represented the real atmosphere in the low and high levels, when 
                         compared with the results of the experiment without the inclusion 
                         of such data.",
            committee = "Fisch, Gilberto Fernando (presidente) and Pezzi, Luciano Ponzi 
                         (orientador) and Souza, Ronald Buss de (orientador) and 
                         Bittencourt, Daniel Pires",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Ocean-Atmosphere Interactions on the Atlantic South Region of 
                         Brazil-Malvinas Confluence.",
             language = "pt",
                pages = "119",
                  ibi = "8JMKD3MGP8W/364BF45",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP8W/364BF45",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}


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