@MastersThesis{Russo:2009:InOcSo,
author = "Russo, Lucimara",
title = "Intera{\c{c}}{\~a}o Oceano-Atmosfera sobre o Atl{\^a}ntico
Sudoeste na Regi{\~a}o da Conflu{\^e}ncia Brasil-Malvinas",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2009",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2009-10-16",
keywords = "conflu{\^e}ncia Brasil-Malvinas, intera{\c{c}}{\~a}o
oceano-atmosfera, camada limite atmosf{\'e}rica,
assimila{\c{c}}{\~a}o de dados, an{\'a}lise sin{\'o}tica,
Brazil-Malvinas confluence, air-sea interaction, atmospheric
boundary layer, data assimilation, synoptic analysis.",
abstract = "Os processos de intera{\c{c}}{\~a}o oceano-atmosfera no
Atl{\^a}ntico Sudoeste sobre a regi{\~a}o da Conflu{\^e}ncia
Brasil-Malvinas (CBM), foram estudados neste trabalho. A
regi{\~a}o da CBM {\'e} considerada uma das mais
energ{\'e}ticas do oceano, e disp{\~o}e de
caracter{\'{\i}}sticas {\'u}nicas pelo fato de sua
forma{\c{c}}{\~a}o ser marcada pelo contraste de massas
d'{\'a}gua associadas a correntes marinhas distintas. A Corrente
do Brasil (quente e salina), ramo da Corrente Sul-Equatorial flui
na dire{\c{c}}{\~a}o sul e se encontra com a Corrente das
Malvinas (fria, menos salina), que flui na dire{\c{c}}{\~a}o
norte, ramo da Corrente Circumpolar Ant{\'a}rtica. Neste trabalho
foram descritos e estudados atrav{\'e}s de an{\'a}lise de dados
in situ e modelagem num{\'e}rica com assimila{\c{c}}{\~a}o de
dados, os mecanismos respons{\'a}veis pela intera{\c{c}}{\~a}o
oceano-atmosfera na regi{\~a}o da CBM. Analisou-se a estrutura
vertical da Camada Limite Atmosf{\'e}rica (CLA) nessa regi{\~a}o
em fun{\c{c}}{\~a}o das condi{\c{c}}{\~o}es superficiais
oce{\^a}nicas. Foram utilizadas as observa{\c{c}}{\~o}es
simult{\^a}neas das propriedades f{\'{\i}}sicas do oceano e da
atmosfera coletadas a bordo do N.Ap.Oc. Ary Rongel da Marinha
Brasileira enquanto o navio cruzava a regi{\~a}o da CBM,
considerando os per{\'{\i}}odos de amostragem de quatro
campanhas em anos distintos de 2004 a 2007. Os resultados mostram
que a CLA {\'e} modulada pelo forte gradiente de TSM,
atrav{\'e}s do mecanismo f{\'{\i}}sico de estabilidade
est{\'a}tica, sem a presen{\c{c}}a de sistemas de grande escala
sobre a regi{\~a}o. No lado quente da CBM, a CLA {\'e} mais
inst{\'a}vel e o vento em superf{\'{\i}}cie mais intenso. Esta
regi{\~a}o mais quente tamb{\'e}m apresenta maiores valores de
fluxos de calor. Por outro lado, sobre o lado frio da CBM, a CLA
{\'e} mais est{\'a}vel e os ventos em superf{\'{\i}}cie
s{\~a}o menos intensos, com menores fluxos de calor. A altura do
topo da CLA no lado quente {\'e} maior comparado com o lado frio
da CBM. Os resultados do modelo atmosf{\'e}rico reproduzem os
padr{\~o}es de circula{\c{c}}{\~a}o de grande escala e as
condi{\c{c}}{\~o}es sin{\'o}ticas presentes na regi{\~a}o da
CBM, e tamb{\'e}m reproduzem os mesmos mecanismos de
instabilidade da CLA que foram observados nos dados in situo Uma
das principais contribui{\c{c}}{\~o}es desse estudo foi mostrar
que a simula{\c{c}}{\~a}o num{\'e}rica {\'e} sens{\'{\i}}vel
a assimila{\c{c}}{\~a}o destes dados, em parte melhorando a
qualidade destas simula{\c{c}}{\~o}es. Nos perfis de umidade
relativa e componentes meridional e zonal do vento, por exemplo, o
perfil da atmosfera simulado representou melhor a atmosfera real
nos baixos e altos n{\'{\i}}veis, quando comparados com os
resultados do experimento sem a inclus{\~a}o desses dados.
ABSTRACT: The processes of air-sea interaction in the Southwest
Atlantic region on the Brazil Malvinas Confluence (BMC), were
studied in this work. Considered one of the most energetic of the
ocean, the region of the BMC has unique feature caused by the
thermal contrast of the water masses associated with different
ocean currents. The Brazil Current (warm and salino) is a branch
of South Equatorial Current., flows southwards and meets the
Malvinas Current (cold, less saline) which flows northwards and is
a branch of the Antarctic Circumpolar Current. In this work were
analyzed in situ data and numerical modeling results with data
assimilation. It was also investigated the responsible mechanisms
for the air-sea interaction in the region of the BMC, specifically
analyzing the structure of Atmospheric Boundary Layer (ABL) on the
ocean in the region. Were used simultaneous observations of the
physical properties of the ocean and the atmosphere aboard the
Brazilian N avy Oceanographic Support Ship Ary Rongel while
crossing the BMC region covering the period of 2004 to 2007. The
results showed that the ABL is modulated by the strong gradient of
SST, through the physical mechanism of static stability, without
the presence of large scale systems in the region. In the warm
side of BMC, the ABL is more unstable and the wind at the surface
more intense. The warmer region also presents higher values of
heat fluxes. Moreover, on the cold side of the BMC, the ABL is
more stable and the surface winds are less intense, with lower
heat fluxes. The height of the top of ABL on the warm side is
greater compared to the cold side of the BMC. The model results
reproduce the atmospheric circulation patterns and large-scale
synoptic conditions in the region of the BMC, and als o reproduce
the same mechanisms of instability of ABL observed in the in situ
data. One of the main contributions of this study was to show that
the simulations are sensitive to assimilation of these data, in
part by improving the quality of the simulations. In the relative
humidity profiles and zonal and meridional wind components, for
example, the profile of the atmosphere simulated better
represented the real atmosphere in the low and high levels, when
compared with the results of the experiment without the inclusion
of such data.",
committee = "Fisch, Gilberto Fernando (presidente) and Pezzi, Luciano Ponzi
(orientador) and Souza, Ronald Buss de (orientador) and
Bittencourt, Daniel Pires",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "Ocean-Atmosphere Interactions on the Atlantic South Region of
Brazil-Malvinas Confluence.",
language = "pt",
pages = "119",
ibi = "8JMKD3MGP8W/364BF45",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP8W/364BF45",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}